Facebook
Email
Facebook
Email
Nova Playlist

NOS Discos

Chullage
Rapressão
2012
Tracklist
  1. De Volta
  2. N.I.G.G.A.S. (Negr@s Impodu Gueto Gradeadu Auto Stima)
  3. R.E.G. (Resistência E Guerrilha)
  4. Será Que
  5. Mediaocridade
  6. Problema Social
  7. Eles Comem Tudo
  8. Já não dá
  9. Em Abril M-Águas Mil
  10. Barrigas Vazias e Corações Partidos
  11. S.E.F. (Suplício de Estrangeiros e Fronteiras)
  12. G Também Ama
  13. Princípio Do Meu Fim
  14. R.A.P.
  15. E.L.A. e E.L.A. (Expansão Lucrativa Armada e Encapuzada Luta Anti-Autoritária)
  16. Paz Pa Patxamama
  17. 360+5 (Entre Sol e Saturno)

Com o EP “Rapressão Preview”, lançado digitalmente em Dezembro de 2011, Chullage já tinha levantado o véu do que seria o terceiro disco da sua carreira, “Rapressão”. A edição física está disponível nas lojas e, em simultâneo, para download gratuito em www.optimusdiscos.com. 
Mantendo, como não podia deixar de ser, um carácter de crítica social, Chullage faz de “Rapressão (Rap, Ruas e Resistência)” uma caixa de ressonância de gritos de afro-descendentes retidos nos enclaves étnicos da Europa ou de outros de todo o mundo que querem ocupar as ruas cansados de viver em pousio económico. 
“Rapressão” apresenta temas de sempre, afinal tão actuais. É uma espécie de slideshow musical com estórias e histórias que algures num frame podem ser de qualquer um.  Conta com a militância dos bombos, tarolas, scratches e samples da velha escola e os synths da actualidade, introduzindo igualmente elementos acústicos e samples de músicas de intervenção com 30 anos de vida que soam mais actuais do que nunca. 

 

Chullage

"Já não dá" é o primeiro single a destacar de “Rapressão”:  é o grito de basta que antecede o cocktail molotov prestes a voar das mãos duma geração que não consegue edificar o futuro pois nem tem a planta do presente. Produzido por Brainkilla e co-produzido por dB e 4th Dimension, convoca um sample de “Assim Como Quem Nasce”, escrito por Paulo de Carvalho e interpretado por Luisa Basto, e outro de “Eh Companheiro” de José Mario Branco para engrossar as fileiras deste protesto. 
Chullage volta a pôr um álbum fora em Abril, não para celebrar o de 74 mas antes para apelar  uma nova “Unidade e Luta”, lema usado por Amilcar Cabral para galvanizar uma guerrilha que se afigura mais necessária do que nunca nas novas colónias do imperialismo: as nossas mentes.
 “Sete anos sem um lançamento oficial mas com muita aprendizagem, muita luta e muita música feita com várias pessoas que me enriqueceram. Lanço motivado pelos que, encontrando-me nos bairros, ruas, transportes públicos, redes sociais pediram mais música. Motivado pela minha fome de MC. Acima de tudo motivado pelo actual estado das coisas e falta de ESTADO nas coisas. Motivado pela resistência e pressão que temos que por nas ruas, nas colunas, nos ecrãs com a musica, as artes visuais e guerrilha. 
JÁ NÃO DA. Estamos de BARRIGAS VAZIAS E CORAÇÕES PARTIDOS e ainda somos considerados o PROBLEMA SOCIAL. Pa kes ki ben na es ultimus anos e kes sa ta sai gosi pa mo li dja ka sa ta da, sensason e di ki ESS MIGRAÇÃO E ILUSÃO ma KA BU TXORA nu ta bem enkontra PAZ PA PATXAMAMA. 
Justiça e paz “ – Chullage

De volta

Produção Odeith.

N.I.G.G.A.S.

Produção Fourth Dimension e dB. Scratch DJ Extreme. Samples de “Fundu Baxu” (Ferro Gaita), de “Run Nigga” (Last Poets) e de “Desdi Qui Mundo Foi Mundo” (Os Imigrantes).

R.E.G (Resistência E Guerrilha)

Produção Fourth Dimension e dB. Scratch DJ Extreme.

Media-ocridade

Produção Fourth Dimension.

Problema Social

Produção dB, co-produção Fourth Dimension. Scratch DJ Extreme. Samples de ”Problema Social” (Seu Jorge) e de “Vida Mariadu” (Orlando Pantera).

Eles comem tudo

Produção dB e Fourth Dimension. Sample de “Os Vampiros” (Zeca Afonso).

Já não dá

Produção Brainkilla, co-produção dB e Fourth Dimension. Samples de “Assim Como Quem Nasce”, (escrito por Paulo de Carvalho e interpretado por Luísa Basto), e de “Eh! Companheiro” (José Mário Branco).

Barrigas vazias e corações partidos

Produção dB, co-produção Fourth Dimension. Guitarra e piano por Pedro Castanheira. Baixo por P! (Pietro Casella). Sample de “Soluçon” (Black Power - Djo e Norberto Tavares).

S.E.F. (Suplício de Estrangeiros e Fronteiras)

Produção Quasi O.G., co-produção dB. Flauta, guitarra e piano por Pedro Castanheira. Samples de “Homi Di Cor” (Terrero), de “Vira Da Esquerda” (Duo Tojal), de “Braço Dado Minha Gente” (Alfredo Vieira de Sousa) e de “Você Abusou” (escrito por Antonio Carlos e Jocafi e interpretado por Maria Creuza).

G Também Ama

Produção Quasi O.G., co-produção Fourth Dimension.

Princípio do Meu Fim

Produção dB, co-produção Fourth Dimension. Sample de “Ribolta Nho Manel” (Orlando Pantera).

R.A.P.

Produção Quasi O.G. Scratch DJ Extreme. Baixo e guitarra por P! (Pietro Casella).

Paz Pa Patxamama

Produção Fourth Dimension e dB. Scratch DJ Extreme.

360+5 (Entre o sol e saturno)

Produção Fourth Dimension. Sample de “Overpowered by Funk” (The Clash).

Letras e Voz

Chullage

Gravação

Faixas 1, 2, 3, 6, 8, 14 e 16 por dB na Beatweenus
Faixas 4, 5, 7, 9, 15 e 17 por Fourth Dimension no AlfraBeat
Faixas 10, 11, 12, e 13: vozes por PassOne no Kompasso
Faixa 10: guitarra e piano por dB no AlfraBeat
Faixa 11: guitarra, flauta e piano por dB e Paulinha no AlfraBeat.

Mistura e Masterização

Fourth Dimension no AlfraBeat.

Artwork

O Tollas e Las Cucarachas.

Produção Artística e Executiva

Gilbert Sacadura e Chullage para beatweenus/Lisafonia/Optimus Discos com apoio da Quarta Perfeita. 

Edição

Lisafonia/Optimus Discos | lisafonia@gmail.com

Booking

Quarta Perfeita | nunosantos@quartaperfeita.com | Tel: +351 925 472 017